BATATA – Pandemia, Legislações e Arrendamento

BATATA – Pandemia, Legislações e Arrendamento


BATATA – Pandemia, Legislações e Arrendamento

Por: Natalino Shimoyama Diretor Executivo - ABBA

Nos últimos três anos os fatores que mais interferiram na Cadeia Brasileira da Batata foram: pandemia, legislações e arrendamento.

[...] A pandemia favoreceu os preços da batata fresca em 2020, porém em 2021 os preços despencaram. Em 2020 os preços foram recordes, devido à baixa oferta e inusitadamente ao aumento do consumo. Em 2021 a oferta aumentou levemente, mas o consumo despencou.

A pequena oferta resultou das condições climáticas adversas em 2020 (excesso de calor e seca prolongada em algumas regiões (sul), excesso de chuvas em outras regiões (MG e BA) e redução da área plantada, devido aos preços baixíssimos em 2017, 2018 e 2019). Até maio de 2021 a oferta de batata fresca cresceu por conta das condições favoráveis. [...]

Após mais de três décadas, em 2020 o consumo de batata fresca aumentou. A pandemia obrigou a população a “comer em casa” e por isso a batata fresca foi favorecida (por ser versátil, universal, não perecível e acessível). O auxílio emergencial de R$ 600,00/mês (U$ 110,00) do governo federal para mais de 1/3 da população durante seis meses foi também muito importante.

Em 2021 o consumo despencou. As populações aos poucos estão voltando a “comer fora de casa”, o auxílio emergencial deixou de ser pago e após quatro meses o governo federal voltou a pagar, mas reduziu o número de beneficiados para menos de 20% da população e diminuiu o valor (R$ 250,00 – U$ 45,00). Para piorar a situação surgiu um fator muito mais grave – o desemprego.

Além da pandemia, algumas legislações obrigarão os produtores a tomarem providências, porém algumas exigências são impossíveis de serem cumpridas. 

A instrução normativa que determina a rastreabilidade em produtos vegetais frescos destinados diretamente ao consumo humano tem como objetivo analisar a presença de resíduos de pesticidas em produtos nacionais e importados. [...]

Outra instrução normativa determina a obrigatoriedade de classificar produtos vegetais destinados diretamente ao consumo humano. A importância de modernizar a classificação é indiscutível, mas a legislação não tem sido cumprida devido a um único obstáculo – a impossibilidade de os produtores realizarem a classificação de seus produtos. [...]

Além da pandemia e das legislações, o custo do arrendamento se transformou em mais um grande desafio, pois a produção de batata não é possível em qualquer lugar, depende de temperaturas amenas, luminosidade, água (irrigação ou chuvas) e só é possível retornar na mesma área em média depois de quatro anos (problemas fitossanitários remanescentes no solo ou na “tiguera”).

Gostou da matéria? Leia a íntegra na Edição Julho/2021, Nº 60, da Revista Batata Show.

Link: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/site/revista/edicao-60/#

BATATA – Pandemia, Legislações e Arrendamento -Itutex Sacarias